Explicação e atividade sobre: Frase, oração e período

ATIVIDADES

Walbe Tavares de Oliveira

8/2/20245 min read

Frase, oração e período

Os estudos sobre períodos simples e períodos compostos requerem muita atenção e demandam tempo e conhecimentos prévios sobre FRASE e ORAÇÃO.

SARMENTO, Leila Lauar (Gramática em textos. São Paulo – SP: Moderna, 2010.) apresenta de forma simples e objetiva os conceitos sobre frase e oração. Para ela:

“Frase é o enunciado que estabelece uma comunicação de sentido completo.

Oração é o enunciado que contém um verbo ou uma locução verbal.”

Pode-se com essas simples, mas expressivas, definições perceber que a FRASE não necessariamente será constituída por verbo, e, por sua vez, a ORAÇÃO é estruturada, obrigatoriamente, por verbo ou locução verbal.

A seguir estudaremos, com explicações e exemplos, os conceitos de FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO.

Frase é toda organização de palavras que fizer sentido, ou seja, um enunciado completo em si. Esse enunciado pode ou não conter um verbo.

Exemplos:

1. Silêncio! (Frase sem verbo)

Observe que em um ato comunicativo a simples expressão “Silêncio!” é entendida pelos receptores.

Observe ainda:

2. “Nenhuma flor, mas uma alma e uma dor;

Um caminho sem nenhum amor.”

(Dois versos, nenhum verbo)

Perceba que na estrutura dos dois versos não há presença de nenhum verbo, mesmo assim pode ser entendida a mensagem do autor.

Chamamos os exemplos um e dois de frases nominais.

Agora vejamos em exemplos o que se entende por frases verbais:

3. Preciso de silêncio. (Frase com verbo)

Temos nessa estrutura um verbo transitivo – Preciso. A unidade lexical “silêncio, que no exemplo um constituía frase, agora é complemento da forma verbal presente na frase três.

4. “Não vejo nenhuma flor, mas vejo uma alma e uma dor;

Vejo um caminho sem nenhum amor.” (Dois versos, três verbos)

No exemplo quatro observamos a reescrita dos versos presentes no exemplo dois.

Agora uma estrutura com verbos – ver – “Não vejo[...], mas vejo[...] Vejo um[...]”.

Perceba que assim também há compreensão, entretanto agora temos uma interpretação mais precisa. Identifica-se o sujeito da oração (Sujeito oculto EU) e também encontramos o tempo, pois a uma ação.

Oração é um enunciado que contém, obrigatoriamente, uma forma verbal (verbo ou locução verbal). Essa forma verbal pode estar implícita ou explícita e pode expressar uma ação, um estado ou um fenômeno natural.

Exemplos:

5. Estou feliz com o resultado! (Oração com verbo explícito)

Observe que no exemplo cinco há a presença do verbo “estar” conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo. Nessa sentença temos um verbo de ligação que indica o estado do sujeito oculto ‘EU”.

6. João ensina língua portuguesa, e Maria matemática. (oração com verbo implícito: Maria [ensina] matemática)

Faremos agora algumas observações: Veja que nessa estrutura temos a presença do verbo “ensinar” conjugado na terceira pessoa do singular. Observamos ainda que há duas ocorrências; uma explícita (Maria ensina língua portuguesa) e uma implícita (João [ensina] matemática).

Nesse exemplo temos uma construção com verbo que indica as ações dos sujeitos João e Maria.

Vale também justificar a presença da virgula anteposta a conjunção “e” que se dá pela presença de dois sujeitos no período (João é o sujeito da primeira e Maria o sujeito da segunda oração).

7. Choveu durante o dia. (Oração com verbo indicando fenômeno natural)

Nesse exemplo além de ser possível observar uma estrutura verbal, é possível também a classificar como oração sem sujeito devido a presença do verbo “choveu” indicar um fenômeno natural.

Período é um enunciado composto de uma ou mais orações, ou seja, de construções que contém um ou mais de um verbo/forma verbal. Quando contém apenas uma forma verbal, é chamado de período simples; quando contém duas ou mais formas verbais, é chamado de período composto.

Exemplos:

8. O aluno estudava concentrado. (Período simples: somente uma forma verbal)

No oitavo exemplo temos uma frase verbal, pois apresenta o verbo “estudava” e dizemos ainda que temos um período simples, uma vez que é estruturada somente a com uma forma verbal.

9. A educação enaltece o homem, e o homem transforma a sociedade. (Período composto: Presença de duas formas verbais)

No exemplo nove, temos uma frase verbal. Agora observe que mesmo estruturado em uma só frase, esse exemplo apresenta dois verbos indicando ações distintas (enaltece transforma).

Nesse caso, as formas verbais indicam ações de sujeitos distintos, “a educação e o homem”, contudo o período composto pode aparecer estruturado com duas ou mais formas verbais relacionadas ao mesmo sujeito.

Observe:

10. A educação traz bons hábitos e torna o homem mais justo. (Período composto: Presença de duas formas verbais)

Aqui observamos um período composto, pois temos duas orações ligadas pela conjunção “e” formando um só período, uma só frase. Nesse período, as duas formas verbais, “traz” e “torna”, indicam ações do mesmo sujeito: “a educação”.

O Período Composto é estruturado e classificado a partir da relação que as orações estabelecem entre si em dois tipos: período composto por coordenação e período composto por subordinação.

No próximo artigo trataremos das estruturas e classificações dos períodos e também traremos atividades para fixação do assunto.

Bons estudos!

Exercícios

1.Atribua o conceito de frase, oração ou período às lacunas a seguir, levando em consideração o discurso por elas apresentados:

a –Nossa! Que dia belo! ______________________

b –Preciso revelar-lhe um grande segredo. ___________________

c –Participamos da reunião, embora não tivéssemos sido convocados. ___________

d –“E agora, José? _______________

e –Durante a viagem, visitamos lindos lugares. ___________________

f - Não me peças para perdoar-lhe, pois ainda estou magoada. ________________

2. Indique por quantas orações (período simples ou composto) são formados os seguintes períodos:

a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.

b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.

c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.

d) A minha vizinha me emprestou esse livro.

e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.

3) Numere: ( 1 ) FRASE NOMINAL ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)

a) ( ) Que bela paisagem!

b) ( ) Bom dia!

c) ( ) Coma devagar!

d) ( ) Durma bem!

e) ( ) Não insistirei mais.

f) ( ) Cumpriremos nossa promessa.

g) ( ) Mais diálogo, senhores educadores!

h) ( ) Entrada franca!

i) ( ) Que turma unida e confiante!

j) ( ) Quando você esteve lá?

k) ( ) Não saia sem agasalho!

l) ( ) Belíssimas palavras!

4. Classifique as orações coordenadas abaixo em:

I. oração coordenada sindética aditiva

II. oração coordenada sindética adversativa

III. oração coordenada sindética alternativa

IV. oração coordenada sindética conclusiva

V. oração coordenada sindética explicativa

a) Não falte mais, pois já faltou mais do que poderia.

b) Fiz tudo que ela pediu, porém não ficou satisfeita.

c) Cheguei e fiz toda a lição.

d) Ora é simpático, ora é arrogante.

e) Os alunos ainda não chegaram, logo não podemos começar a aula.

5. Assinale a alternativa incorreta sobre a classificação da conjunção utilizada:

a) Vou ligar para ele, logo saberei o que aconteceu. (conclusiva)

b) Saímos de férias em agosto e tomamos muito sol. (aditiva)

c) No final do ano ganhou um bom presente, pois tirou notas muito boas. (conclusiva)

d) Ora está feliz, ora não triste. (alternativa)

e) Estudarei a noite toda porque estou atrasado. (explicativa)